DIA MEMORIAL DO VING TSUN

"Chut Yuet Say Yat
4th July"

"The Ving Tsun Athletic Association 
was founded in 1967.
Grand Master Yip Man declared July 4th 
to be the Ving Tsun Memorial Day."

"Chut Yuet Say Yat" (de Moy Yat e
Chi Nam Ving Tsun Kuen Kuit )

O 'Dia Memorial do Ving Tsun' foi escolhido pelo Patriarca Ip Man, na ocasião da fundação da 'Hong Kong Ving Tsun Athletic Association', em 1967, a primeira entidade oficial no mundo para o Ving Tsun.

Sistema Ving Tsun Wing Chun ) tornara-se muito famoso e procurado, levando o Patriarca Ip Man a considerar a inevitabilidade da popularização e do crescimento mundial da arte e a se preocupar em preparar seus Discípulos para cuidarem e organizarem o desenvolvimento e expansão do Ving Tsun.

Insígnia da entidade e discurso inaugural pelo Patriarca em Hong Kong 

Ip Man solicitou que o 'Dia Memorial do Ving Tsun' fosse celebrado em todos os Si Mun ( Famílias Kung Fu ) de Ving Tsun, como um dia para que os praticantes se encontrassem para memorar os ancestrais da arte, para que as histórias de cada geração do Sistema fossem mantidas para as gerações vindouras. E assim a Família Moy Lin Mah fez.

Patriarca Ip Man celebrando junto a Discípulos

No recente dia 3 de julho, véspera do dia oficial de celebração no Ocidente, realizamos um encontro virtual para falar sobre ocasião, quando partilhadas informações sobre nossa árvore genealógica marcial, o estabelecimento da primeira entidade oficial a cuidar do Sistema Ving Tsun, sobre o 'Ip Man Tong' ( Museu de Ip Man )... Falamos sobre memória e sobre preservação de um importante legado.


Participantes da live sobre o '4 de julho' e imagem do 'Museu Ip Man'

No dia seguinte, 4 de julho, membros da Família Moy Lin Mah estiveram na unidade Freguesia para participar do 'Dia do Ving Tsun' com a presença de Si Gung, Grão Mestre Leo Imamura, que compartilharia conteúdos inéditos pela celebração da importante data. A ocasião foi programada em dois momentos: um prático e um teórico.

O primeiro momento permitiu que os presentes experimentassem Chi Sau de forma livre e outros conteúdos que desejassem, com estudantes em diferentes níveis no Sistema e no Ving Tsun Experience.


Momento de convivência em prática de 'Chi Sau', e outros conteúdos, livre

No segundo momento, seguimos todos para o auditório do em que localizado o Núcleo Freguesia, e onde Si Gung ressaltou a importância da salvaguarda do Sistema Ving Tsun e a relevância do Instituto Moy Yat como elemento de pesquisa para a preservação desse legado, e brindou os presentes com ilustrações interessantes para fortalecer o pensar sistêmico do Ving Tsun, utilizando um único Jiu Sik ( dispositivo corporal ) como referência para sua exposição.

Si Gung e Mestres da Moy Yat Ving Tsun

Si Gung compartilha registros dos Patriarcas Ip Man ( 8GVT ) e Moy Yat ( 9GVT )

Após, e tradicionalmente, os participantes confraternizaram em um restaurante na Barra da Tijuca, destacando-se o cenário nominado por 'Sam Faat' ( 'Vida Kung Fu' ) onde o convívio se torna elemento fundamental no de aprendizado no processo marcial - e sua perspectiva, por si só e a meu perceber, é um relevante legado.

Registros do jantar de celebração pelo 'Dia Memorial do Ving Tsun'

Encerrando as atividades, nos despedimos de Si Gung ( 10GVT ), de Mestre Felipe Soares ( 11GVT ), da Família Moy Fei Lap ( nossa anfitriã, e a quem agradecemos pela recepção e pelos cuidados ) e dos demais participantes, contentes pela participação e pelos compartilhamentos.

Antes de partirmos, um registro de nossos encontros

Antes de encerrar, acrescente-se que, por seu valor como elemento de transformação e ferramenta de desenvolvimento humano, o Ving Tsun foi reconhecido pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e para a Cultura ) como 'Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade'. 

Homenagem do Governo Chinês a Família Moy Yat

Assim, sigamos... !

Assim relatou André Villarreal 'Moy Yuet Mah', membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah, juntamente com Helena Carneiro, Angela Carvalho, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vitor Barros e Fábio Assuf.

'Moy Yuet Mah', Discípulo n. 3 
de Mestra Senior Ursula Lima e 
Coordenador do Núcleo Copacabana



Visite-nos em mykungfu.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas