UM MARÇO DE MUITAS ATIVIDADES - PARTE 8
As atividades no Núcleo Copacabana pela visita de Si Fu ao Brasil, e das quais eu poderia participar, encerraram na quinta-feira, 16 de março. No dia seguinte, sexta-feira, embarcaria cedo para Brasília, Distrito Federal, a fim de prestigiar Si Gung, o Grão Mestre Leo Imamura, na celebração de seu aniversário de 60 ( sessenta ) anos. Havia muito a organizar após as atividades da véspera, tanto quanto as bagagens para viajar, e deveria sair às 05:00h para o aeroporto Santos Dumont. Terminando tarde, preferi não dormir.
Arte-divulgação do Aniversário de Si Gung |
O voo transcorreu muito bem, chegando no meio da manhã na Capital Federal. Não tendo pressa, me acomodei em uma mesa no aeroporto para analisar as informações que tinha sobre o endereço onde me hospedaria, como chegar e revisitar a programação do evento. Abri o laptop, pedi um café, e comecei as pesquisas. Entretido com minha "tarefa", abruptamente, e pretendendo me assustar pois distraído como estava, surgiu Si Baak Fábio Gomes, acompanhado de sua esposa para prestigiar seu Si Fu. Conversamos por alguns minutos, antes que seguissem para seu hotel. Aproveitei, verifiquei outras informações, atendi algumas mensagens, organizei o possível e saí do aeroporto. Receoso de os taxistas de Brasília agirem como os dos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, solicitei um Uber. para chegar a hospedagem.
No sábado, dia 18, as atividades começaram por uma visita ao Núcleo Brasília, dirigido por Mestre Sênior Nataniel Rosa, Discípulo de Grão Mestre Leo Imamura. Por dificuldades em encontrar o endereço, não cheguei em tempo de participar desta visita, mas em tempo de participar da atividade denominada ‘Welcome Chi Sau’ - um momento em que os membros presentes, de localidades diversas e em variados níveis do Sistema Ving Tsun, praticam o ‘Chi Sau’ - conteúdo exclusivo do Sistema.
Ao chegar, fui cumprimentar Si Gung, sentado ao lado de sua esposa, Maria Paula, a quem me apresentou como ‘Discípulo da Ursula’ ( rs ) - vez que ela conhecera e encontrara Si Fu em outras oportunidades. Em seguida, Si Gung me apresentou a Si Baak Gung William Moy, descendente direto de Patriarca Moy Yat, com quem troquei rápidas palavras em razão da movimentação na sala e do quanto era solicitado, pois que coordenava a atividade.
Não apenas pelo Chi Sau, que sempre considero ótima a oportunidade de praticar (ainda mais num cenário como aquele, com pessoas tão diversas), foi um momento muito especial por eu encontrar pessoas que conheci no período de estudos virtuais ( que não foram poucos ) durante a pandemia e por reencontrar praticantes estimados que há muito não via e conversava.
Registro Oficial com os participantes da atividade |
Terminada a atividade ( e eu não tendo mais onde estar suado ) seguimos para o registro oficial do primeiro encontro dos participantes. Quando liberados para almoçar, acompanhei a Família Moy Fei Lap até restaurante próximo ao hotel em que hospedados. Satisfeitos com a refeição, convidaram-me para acompanhá-los ao hotel.
Lá, enquanto Si Suk Felipe Soares ( 11GVT ), Líder da Família Fei Lap, cuidava dos pormenores para a celebração que aconteceria à noite, onde figuraria como Mestre de Cerimônia, começamos a praticar Chi Sau com seus To Dai - na mesma e pequena sala do quarto do hotel em que trabalhava. Logo chegaram Si Suk Geraldo Monnerat ( 11GVT ) com alguns alunos, que entraram “na dança”. A convite de Si Suk Monnerat, o acompanhei na tutorização de um senhor, aluno seu, originário do Rio Grande do Norte e iniciante no Ving Tsun Experience que, ao final, agradeceu muito pelo compartilhamento. Foram ótimas oportunidades de convívio, mas precisei ir embora, a me arrumar para a celebração do aniversário que ocorreria em poucas horas.
Agendado para as 19 horas, o jantar e a Celebração aconteceram no restaurante Coco Bambu Lago Sul, num espaço reservado e imenso ( não pra menos, dada a quantidade de pessoas à ocasião - familiares, praticantes de Ving Tsun e convidados. Si Gung e Maria Paula recepcionavam os participantes no acesso ao salão - e dava pra sentir sua alegria em receber a todos. Fui um dos últimos a entrar, logo após Si Baak Ricardo Queiroz ( 10GVT ), Líder da Família Ke Lo Si, com quem conversei no hall do restaurante por um bom tempo, aguardando, a seu pedido, que a fila para entrar diminuísse para então adentramos.
Vista do salão durante a Celebração |
Registro Oficial com os participantes da Celebração |
Concluída essa etapa da programação naquela noite, todos se deslocaram para outro lado do espaço reservado, onde aconteceriam um brinde a Si Gung pela e o tradicional parabéns.
Brinde pelas Lideranças das Famílias anfitriãs |
Si Gung sopra as velas, rodeado pela Família |
Após, formalidades. Fotografias de Si Gung com todos os presentes. Também tive a oportunidade desse registro com Si Gung, especialmente como representante de minha Família Moy Lin Mah, minha Família Kung Fu à data tão importante.
Fotografia Tradicional com Si Gung |
Também tive a oportunidade de fotografar, informalmente, com Si Baak Gung William Moy.
Registro com Si Baak Gung William |
Fui dos últimos a entrar no espaço e também dos últimos a sair. Sentia uma sede imensurável, e liquidei cinco copos grandes de água seguidos ( se lembro corretamente ). Por conta disso, coincidiu de seguir de carona com Si Baak Ricardo Queiroz, com quem conversei antes de entrar na celebração. Chegado à hospedagem, logo deitei, pois que tarde e haveria mais atividade na manhã seguinte.
O domingo, 19 de março, deu continuidade à Programação pelo Aniversário de 60 ( sessenta ) anos de Si Gung, iniciando pelo quadro “Perguntas que só Maria Paula faria”, acontecido no ‘Espaço Cultural Renato Russo’, um local bem bacana na capital federal, onde usamos de um de seus auditórios.
A ambiência consistiu em duas poltronas, utilizadas por Si Gung e por Maria Paula - condutora da atividade -, diante de um sofá que recebeu convidados que se revezaram em grupos e foram inquiridos por Maria Paula sobre a vida do Grão Mestre Leo Imamura - pessoas que fazem e que fizeram parte de sua vida em sua perspectiva marcial.
Maria Paula à atividade da manhã |
Os convidados partilharam de seus convívios e experiências com o aniversariante. Ouviu-se inicialmente a família, representada por sua filha Melissa e seus enteados. Após, alguns discípulos de Si Gung compartilharam de episódios significativos em seus processos na perspectiva do convívio marcial ( Sam Faat - ‘Vida Kung Fu’ ) com seu Si Fu, como Albert Holzhacker e os Mestres Washington Fonseca e Paul Liu, seguidos de alguns Mestres como Rodrigo Giarola e outros e, em rodada seguinte por Sensei Ricardo Leite e os Mestres Walter Correia ( 11GVT ) e Thiago Pereira ( 12GVT ).
Ótima conversa com a filha e os enteados de Si Gung |
Compartilhamentos por Si Baak Gung William Moy |
Iniciou, então, no mesmo auditório, um momento de Titulações de membros de diversas Famílias Kung Fu como Tutores para o Ving Tsun Experience e de Gestores da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence.
Si Gung e Si Baak Gung com os Titulados e Certificados |
Concluídas as titulações, caminhamos até restaurante próximo para almoçarmos e celebrarmos o momento.
Isso até o momento dos convidados internacionais prepararem-se para a partida. Em carona com Bruno, Dai Ji ( Discípulo ) de Si Baak Nataniel, eu e Guilherme Serrão, To Dai de Si Suk Felipe Soares seguimos em um grande comboio para o aeroporto. Lá, fomos para uma lanchonete ( que mais se assemelhava a uma danceteria, onde gentilmente atenderam a meu pedido para baixarem o volume do som ). Depois, fomos a uma cafeteria da rede Starbucks no aeroporto ( onde minha necessidade por café me compeliu a comprar do horroroso que servem..., em quaisquer de suas lojas... ).
Aproximado o horário da partida, fomos para o portão de embarque acompanhar a comitiva de Si Baak Gung William que retornaria a New York. Não tenho, infelizmente, registro desse momento - após o qual os participantes remanescentes se despediram e seguiram para suas casas. Eu, mal conhecendo a capital Federal durante o dia - que dirá à noite -, tive boa sorte por conseguir carona até onde hospedado.
Eu retornaria para o Rio de Janeiro no dia seguinte. Realizaria o check-out de onde me hospedei às 11:00h e passearia pela cidade, pra conhecê-la. O clima, entretanto, não colaborou. Uma chuva torrencial me confinou por algumas horas em um pequeno, mas agradável, shopping center da região. Pelas 15:00h a chuva amenizou e decidi seguir logo para o aeroporto ( embarcaria pelas 18:00h ), atento a atrasos por causa do trânsito e receando "que o céu caísse [ novamente ] sobre nossas cabeças !!” - poucos entenderão essa referência, dita por habitantes de uma irredutível aldeia gaulesa na Armórica, nos anos 50 a.C.
Apesar do atraso no embarque para a decolagem, em razão das chuvas, o voo transcorreu muito bem. Mais tarde que o esperado, desembarquei na Cidade Maravilhosa já a me preparar para a semana e retomar as atividades e estudos no Núcleo Copacabana.
E, assim, disposto, agradecido pelas oportunidades e encontros, contínua e amorosamente, seguindo...
Comentários
Postar um comentário