VIVÊNCIA(S)

O tempo do Kung Fu não se mede em anos, mede-se em décadas.”

Há tempos ouvi essa expressão de minha Si Fu, Mestra Sênior Ursula Lima - Líder da Família Moy Lin Mah, e também de meu Si Gung, Grão Mestre Leo Imamura - Líder do Grande Clã Moy Yat Sang ( do qual a Família Lin Mah é um ramo ). Expoentes que são do Sistema Ving Tsun, a manifestação desta sentença por eles haveria de ter um bom fundamento.


Minha primeira década como membro da Família Moy Lin Mah acontecerá em poucos meses. E as atividades que aconteceram em março deste ano fizeram-me pensar a respeito da frase por eles e outros verbalizada. A primeira visita de Si Fu ao Brasil, no mês de março deste ano, após sua mudança para os Estados Unidos, permitiu-me sentir o que seria uma “viagem à memória”, ou “viagens a memórias”. Durante sua visita, e como praticante dos Níveis Superiores, participei de todas as atividades envolvendo estudos do Sistema Ving Tsun ( Wing Chun ) - do Nível Básico ‘Siu Nim Tau’ ao Nível Superior Medial Luk Dim Bun Gwan’. 


E a cada acompanhamento lembranças surgiam, quer relativas a acessos ao Sistema ( Cerimônias, dispositivos corporais de combate simbólico - jiu sik -, tutorizações, estudos de Domínios... ) quer a momentos de aprendizado, programados ( aulas, estudos, eventos... ) ou oportunos ( não planejados, oriundos de convivências e de compartilhamentos ).

Recordei de muitos momentos em cada Domínio, alguns com membros ativos, alguns com pessoas não atuantes na Família por agora, momentos de êxito, momentos de dificuldades, de “descobertas” ( entre parênteses porque entendo que as informações estão diante de nós ou nos circundando, e demoramos a percebê-las ) - algumas boas e outras nem tanto ( e estas, fundamentalmente importantes ).

Agradeço Si Fu, por sua disponibilidade em atender a todos nós, por sua atenção com o desenvolvimento de cada um para que nos tornemos indivíduos melhores, mais humanos e diligentes. Agradeço pelas experiências que nos disponibilizou nesse período - experiências que são veículos para refinamentos de nossos sentimentos, de nossas percepções para legítimas e honestas manifestações junto ao mundo.

Cumpre-me agradecer, também, a Família Moy Lin Mah, seus integrantes que participando destes eventos ou não, cada qual em seus momentos e possibilidades, contribuiu para sua realização e sucesso, a permitir vivenciarmos juntos experiências únicas.


Incluo nestes agradecimentos, Si Gung e Descendentes, especialmente às Famílias Moy Na TanMoy Dei Na e Moy Fei Lap pelas atenções cuidadosas em Brasília-DF.

E, relembrando, houve uma importante experiência no início do mês, na realização de um workshop sobre o Ving Tsun Kung Fu em São Paulo - fruto de investimento tremendo planejamento e em paciência, em saber aguardar.


Março de 2023
foi um período de muitas atividades para mim, realmente. Desconheço a dimensão do vivenciado e em que estes tantos eventos e momentos provocarão. Que dirá em uma década... Certo é que... prosseguir é preciso.

Disposto, confiante, sigo...


Assim relatou André Villarreal 'Moy Yuet Mah', membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah, juntamente com Helena Carneiro, Angela Carvalho, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vitor Barros e Fábio Assuf.

'Moy Yuet Mah', Discípulo n. 3 
de Mestra Senior Ursula Lima e 
Coordenador do Núcleo Copacabana


Visite-nos em mykungfu.com.br

P.S. - ao final desse longo período, restou, tão somente ( e urgentemente ), cuidar de outros "dispositivos corporais".





Comentários

Postagens mais visitadas