UM MARÇO DE MUITAS ATIVIDADES - PARTE 4.3

Restava uma atividade naquele domingo, que fecharia a programação para o dia. Se pela manhã aconteceu uma Aula Master par ao Nível Básico ‘Siu Nim Tau’ - o primeiro e fundamental Domínio do Sistema -, ao final do dia realizamos uma Aula Master para alunos no Nível Superior Medial Luk Dim Bun Gwan’, penúltimo Domínio do Sistema Ving Tsun ( Wing Chun ) informalmente chamado por alguns de “nível do bastão”, e onde estão os Dai Ji ( Discípulos ) mais avançados de Si Fu.

Si Fu com o Luk Dim Bun Gwan

Dias antes da atividade, pensando estratégica e preventivamente, Vitor levara dois bastões para sua casa, por residir mais próximo do condomínio de seu Si Hing Heitor ( local da Aula Master ) que no mo gun. Considerando o tamanho dos bastões, não é tarefa simples transportá-los. Usar o metrô, que seria ótimo recurso para transportar estes instrumentos, não são permitidos. Utilizou de um ônibus - e pra quem usa deste recurso no Rio de Janeiro, sabe que nenhuma viagem é fácil, mesmo sem um par de bastões como os nossos.  Mas, na véspera da atividade, surgiu demanda por mais dois. Levei os que ainda estavam no  mo gun na manhã do evento com o auxílio de Carlos - irmão Kung Fu, membro do Nível Intermediário -, que, habilidosamente os amarrou sobre seu carro e com quem segui para o local.
Vitor com dois dos Gwan do mo gun

Terminadas as atividades no salão de festas ( vide postagens anteriores ) seguimos para uma área interna do condomínio, que considerei muito agradável - espaçosa e arborizada. Foi neste cenário que realizamos os estudos, e onde Si Fu iniciou a atividade permitindo acesso ao Domínio Luk Dim Bun Gwan para dois de seus Discípulos, Heitor Furtado “Moy Hoi Tok Yi” e a Vitor Barros “Moy Wai Hak Do” - em razão dos acessos formais que estes realizariam em alguns dias.

Heitor e Vitor em seus contatos iniciais com o conteúdo de 'Luk Dim Bun Gwan '

Mas Si Fu  também colocou seus Discípulos mais antigos pra “trabalhar” - Si Jeh Helena Carneiro “Moy Gaap Lin” e eu -, que, apesar de mais avançados nos conteúdos do ‘Gwan’, começamos exercitando o mesmo Jiu Sik ( dispositivo corporal ) que nossos irmãos iniciantes. 

Si Jeh Helena e eu, estudando Jin Choi 

Após este conteúdo inicial, nós passamos aos estudos com a ferramenta que dá nome ao Domínio. E nessa parte tivemos a graça da participação de Mestre Sênior Fábio Gomes, Discípulo de Si Gung, Grão Mestre Leo Imamura, que compartilhou conosco de suas experiências com o Gwan.

Si Baak Fábio Gomes coordenando os exercícios

Tivemos, também, a participação de Rodrigo Moreira, Discípulo da Família Moy Jo Lei Ou, de Mestre Sênior Julio Camacho, que contribuiu sobremaneira para nossos estudos, mesmo sob um forte sol que me fez dobrar as barras das calças e, provavelmente, bronzeou meus neurônios.

Si Jeh Helena e eu, estudando com os Gwan

Terminado o estudo, a logística para o retorno, tanto quanto a consciência de que, neste momento, os quatro bastões deveriam seguir diretamente para o mo gun e sem o mesmo transporte ( carro ) utilizado na ida. Após organizarmos tudo e nos despedirmos de Heitor, caminhamos, eu e Vitor, para um ponto de ônibus próximo onde encontraríamos algum carro com destino a Copacabana. Neste trecho dependemos do "muque" - apesar das alças providenciadas para facilitar o carregar de quatro peças como aquelas que demandavam consideráveis esforços físicos logísticos, por causa de seus pesos e de suas dimensões. Chegados ao ponto de ônibus, uma boa sorte nos permitiu embarcarmos em poucos minutos. Esta condução passaria próxima a casa de Vitor, que desembarcou bem antes. Nos despedimos e segui até chegar a Copacabana - com quatro bastões e uma grande sacola.

No "busão", retornando pra casa

Foi um bom desafio, físico e mental, administrar o que continha às mãos para sair do ônibus, seguir por algumas das movimentadas ruas e cruzamentos de Copacabana, cuidando para não atingir mobiliários urbanos e alguns pedestres - e em tempos que cada cenário permitiria. Os esforços foram aliviados ao entrar no mo gun, onde deveria limpar os bastões, colocar cada um em seus suportes, guardar adequadamente o que levei e organizar o que mais necessário. Somente então consideraria as tarefas do dia concluídas.

Registro agradecimentos a todos os participantes desta atividade, especialmente a Si Fu pelos momentos que nos proporcionou, a Si Baak ( tio Kung Fu mais antigo ) Fábio Gomes por suas disponibilidade, atenções e compartilhamentos, a sua esposa Adriana, que nos brindou com seus registros fotográficos e sua companhia nesta atividade, a Rodrigo Moreira por sua contribuição em nossos estudos e a todos que de alguma forma viabilizaram sua realização.
Fotografia Oficial com os presentes ao importante estudo com Si Fu 

Restava descansar ( um pouco ) para iniciar a nova semana e atender às demandas do Núcleo Copacabana e às atividades da Programação pela visita de Si Fu que retomaríamos em dois dias. Seguindo !!

Assim relatou André Villarreal 'Moy Yuet Mah', membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah, juntamente com Helena Carneiro, Angela Carvalho, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vitor Barros e Fábio Assuf.

'Moy Yuet Mah', Discípulo n. 3 de Mestra Senior
Ursula Lima e Coordenador do Núcleo Copacabana


Visite-nos em mykungfu.com.br

Comentários

  1. Momentos inesquecíveis dessa nossa jornada! Muito obrigado pelo registro, Si hing André! Vamos juntos! Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas