Quando um Kuen Kuit se Manifesta
O meio marcial é um ambiente passível de encontrar ditados e pensamentos que aludem a diversos conteúdos, como a técnicas e a comportamentos.
Na Moy Yat Ving Tsun também nos deparamos com tais conteúdos, manifestados em uma seleta coleção de ditados materializados de forma primorosa pelo Patriarca Moy Yat. Denominada por Ving Tsun Kuen Kuit, são registros em pedra de ditos marciais e conteúdos relacionados ao Sistema Ving Tsun. Dentre estes destaco o seguinte:
“Se não se dedicar enquanto jovem, nada terá quando velho”.
Esta observação fez pleno sentido nas recentes semanas ao observar Si Fu, Mestra Senior Ursula Lima, Líder da Família Moy Lin Mah, em seus compromissos neste período.
No dia 03 de janeiro, Si Fu era a convidada do programa “Vitrine”, da Teresópolis TV - Canal 13, da cidade de Teresópolis - RJ, onde falou sobre o Sistema Ving Tsun, seus princípios e como ele se torna um agente de transformação para o indivíduo quando percebido para além do corriqueiro sentido estrito, para a apresentadora e seus vários espectadores. O conteúdo pode ser acessado aqui.
Em 04 de junho, Si Fu era uma
das ilustres palestrantes convidadas do projeto “Mulheres in Rio”, realizado na
Cidade das Artes, na cidade do Rio de Janeiro, sobre o tema “Conexão e
Equilíbrio”, onde expôs aos presentes sobre a relevância da marcialidade para o
despertar e o fortalecimento de elementos, especialmente para as mulheres, para a auto percepção e
consequente humanização do indivíduo como ferramentas para construção e
compartilhamento de um mundo mais justo.
E, no dia 15 de junho, tive a oportunidade de acompanhar Si Fu na entrevista a que fora convidada no programa “Vem com a Gente”, na rede Band de televisão.
Na oportunidade, assim como nas anteriores, atendeu com maestria às perguntas da apresentadora sobre a marcialidade que apresentava, seus pretensões e sua importância para afirmação do ser humano como forma de encontrar seu papel e sua importância na sociedade, com destaque ao público feminino, e a partir de um processo corporal.
Junto a meu irmão kung fu, Vitor Barros 'Wai Hak Do', pude observar os meandros de uma ocasião como aquela, os bastidores para realização daquele momento (seu pré, trans e pós eventos) e como Si Fu transitava pelos acontecimentos enquanto atento a qualquer demanda que precisasse.
Em cada um desses breves relatos residem minha observação sobre o kuen kuit indicado ao início desse texto.
Nada poderíamos compartilhar não fosse o envolvimento e a dedicação de Si Fu em todos os seus anos de esmero na
prática deste Sistema de Kung Fu, que
por motivações várias, nos aproxima e nos une.
Agradeço, Si Fu, pelo convite a acompanhá-la nessa oportunidade.
A entrevista de Si Fu ao programa “Vem com a Gente”, da Band, será exibida na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, às 14:00h. Prestigiemos !!!
Ótimo texto e bela reflexão em relação ao kuen kuit citado, Si Hing André. Parabéns por sua jornada kung fu e por esses momentos preciosos de vida kung fu. Obrigado por compartilhar :)
ResponderExcluir