Sobre Relações - Relato um de três.

Em 2012, decidi retornar à prática do Sistema Ving Tsun ( Wing Chun ), quando trabalhava em um escritório de advocacia no Centro.

Pesquisei onde haveriam unidades da Moy Yat Ving Tsun naquele momento e encontrei, dentre outros, o Núcleo Copacabana. Por ser o mais próximo o contatei Núcleo e agendei uma visita.

Chovia bastante nesse dia. Sem guarda-chuva e abrigado apenas por eventuais marquises, por meu paletó e uma pasta que usava à época, cheguei até seu endereço.

Convidado a entrar e a aguardá-la na recepção, pois estava em aula, me mantive em pé para não molhar quaisquer das poltronas ou cadeiras ali dispostas.

Minutos após, encontrei alguém de que não tinha notícias há muito, uma antiga Si Jeh, membro do também antigo Núcleo Jacarepaguá (dirigido pelo hoje Mestre Senior Julio Camacho), Ursula Lima.

Recordo de seu caminhar pela recepção em minha direção, já estendendo a mão direita para me cumprimentar quando à distância de 1,5m abaixou seu braço franzindo seu cenho e me olhando detidamente. Após o lapso de 01 segundo exclamou com um sorriso: “Eu conheço você..!” Ao que logo respondi: “Sim, Ursula, você me conhece.” 

Me senti contente por sua lembrança, apesar de praticarmos em unidades diferentes à época em que a conheci e nos encontrarmos poucas vezes - sendo eu praticante do antigo Núcleo Centro (dirigido por Paulo Freitas, hoje Mestre).

Alegra e atenciosamente me apresentou o Núcleo Copacabana sob sua direção, seus alunos que lá estavam e suas propostas para retorno à prática. Entretanto, a efetiva retomada de minha vivência aconteceu somente no primeiro semestre de 2013.

Prática no Núcleo Copacabana em 2013.


Apesar desse intervalo, iniciei o Ving Tsun Experience (vivência pregressa ao ingresso no Sistema Tradicional), e em Cerimônia de Hoi Kuen realizada em outubro de 2013 fui formalizado como seu To Dai.

O período de vivência no Ving Tsun Experience, por ela recomendado, foi relevante para vislumbrar vários processos concomitantes para o desenvolvimento do Kung Fu e entender minimamente suas bases. Uma delas fundada no processo relacional entre Mestre e aluno.


Flagrantes da Cerimônia de Hoi Kuen, com meus irmãos Kung FuFrancisco, Tereza, Leonardo e Frederico.

Esta, provavelmente, foi a que me motivou a decidir pelo ingresso e acesso ao Sistema Ving Tsun através da Família Moy Lin Mah - Nome Kung Fu de Si Fu, a Mestra Senior Ursula Lima. Me deparei com pessoa atenciosa, generosa, detentora de um acentuado senso de humanidade e de uma disponibilidade ímpar.

Não à toa, a acompanho desde meu Hoi Kuen, aceito como seu Discípulo dois anos após. 

Si Fu e Sin Saang Ricardo, na oferta da autorização de acesso 
ao Siu Nim Tau e do Cartão de Membro do Núcleo Copacabana. 

Assim relatou André Villarreal ‘Moy Yuet Mah’, membro do Conselho de Discípulos da Família Moy Lin Mah, juntamente com Rodolpho Alcantara, Helena Carneiro, Angela Carvalho, Fernanda Lima, Heitor Furtado, Vitor Barros e Marcus Souza. 


Fotografia Tradicional Si-To
André Villarreal 'Moy Yuet Mah', Discípulo n. 3 de 
Mestra Senior Ursula Lima e Coordenador do Núcleo Copacabana



Visite-nos em mykungfu.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas